11.12.13

V GALA GDE - É ISTO QUE NOS MOVE... (TEXTO COMPLETO)

É ISTO QUE NOS MOVE…

Depois de mais uma gala do Grupo Desportivo da Ereira, desta feita a quinta, isto é certamente o que nos apetece dizer… É ISTO QUE NOS MOVE…. 
 
Ouvirmos da boca dos pais “Obrigado pela educação que dão ao meu filho...”, é gratificante!
 
Sentirmos que os atletas amam a camisola, as cores do GDE e da Freguesia, é emocionante!
 
Vermos o crescimento de todos eles, desportivamente e como indivíduos, é orgulho!
 
Assim foi. No passado dia 7 de Dezembro, na Quinta Oliveira em Faíscas, Arazede, decorreu a V Gala do Desporto do Grupo Desportivo da Ereira com mais de 200 pessoas reunidas para a celebração de mais um ano de atividade.
 
 
Com apresentação de Vanessa Almeida Neves, estudante jornalismo da Universidade de Coimbra (FLUC), os discursos da praxe, que este ano tiveram três novas caras, a do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Dr. Emílio Torrão, a do Presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Sr. Vasco Martins e a do Vereador do Desporto da CMMV, Sr. José Veríssimo. 

 
A mensagem do Presidente do Clube, Sr. Joaquim Silva, foi essencialmente dirigida a todos os quantos fazem parte da família GDE, com um agradecimento sentido a todos os Diretores, Delegados, Treinadores e obviamente a todos os Pais e Atletas, não esquecendo os Patrocinadores.
Num discurso bastante comedido, até em função das “promessas” não concretizadas da autarquia e do reflexo objetivo que tal incumprimento representa para um clube desta dimensão, o que se reteve foi o grande empenho da Direção para que o GDE alcance os seus objetivos e para que ele se mantenha na rota dos valores e do perfil que o diferencia de todos os outros clubes do concelho, e não só.
 
Por seu lado, o Professor Vasco Cavaleiro, mentor de projecto Escola de Futebol, após as saudações, iniciou a sua intervenção “ao ataque”, qual ponta de lança…
 
O facto do Projecto Sintético não ter ainda avançado na Ereira e ter já avançado noutros locais do Concelho, serviu de mote para a apresentação da evolução quantitativa e qualitativa do clube desde 2009.
 
Os gráficos apresentados, cujos dados são suportados através do sítio oficial da Associação de Futebol de Coimbra, mostram de forma inequívoca a liderança do clube no número de atletas federados no concelho, desde pelo menos 2010, altura em que se iniciou esta análise. “Pela terceira época consecutiva somos o clube com mais número de atletas inscritos nos escalões de formação na AFC. “
 
“Neste percurso em busca de melhores condições para os atletas do GDE, fomos “acusados” de apenas sermos quantidade, que também teríamos de apostar na qualidade e nos resultados.” Ora nem de propósito, nessa mesma época o GDE o foi o clube que globalmente apresentou os melhores resultados desportivos nos escalões de formação dentro do concelho. “Maior número de vitórias, menor número de derrotas, maior número de golos marcados, segundo lugar nos golos sofridos com apenas 1 golo de diferença, mas com uma diferença de golos muito superior ao 2º classificado, melhor média de pontos por jogo, enfim…a tal qualidade de que eramos acusados de não ter.”
 
Perante todo o cenário envolvente do GDE, Vasco Cavaleiro afirmou. “Não precisamos do sintético para continuar a crescer.” É certo que tal contribuiria de forma positiva para uma melhoria global da atividade, mas não é isso que nos impedirá de crescer.

Ao contrário de muitos clubes onde o lema é “ganhar, ganhar, ganhar”, Vasco Cavaleiro fez questão de dizer. “Nós somos talvez o único clube do concelho onde o grito dos atletas não inclui a palavra ganhar”. “Educar Jogando resume de forma inequívoca os valores com os quais trabalhamos e nos identificamos.”

Todos nós queremos e gostamos de ganhar, mas a vida é mais do que futebol. Valorizamos por isso essencialmente todas as componentes de educação e de resultados escolares, sem nunca descurar a atividade física em prol do desenvolvimento do atleta.

Na sua intervenção, Vasco Martins fez questão de realçar o contributo do GDE no desenvolvimento e na projeção da Ereira para “além-fronteiras” da Freguesia e do concelho. Também informou todos os presentes da vontade já expressa em reunião com todas as associações da Freguesia, da sua intenção de melhorar a colaboração e a proximidade com o clube, para que o possa ajudar no seu crescimento.
 
Relativamente ao sintético da Ereira, afirmou estar ao lado do Clube na luta por esse objetivo e que tudo fará para que esse desejo seja tornado realidade, assim as candidaturas o permitam.
 
Por seu lado, o Presidente da Câmara, para além das saudações ao clube e em especial ao seu Presidente Joaquim Silva, pelo reconhecimento da sua atitude proactiva em prol do desenvolvimento do Clube e da Freguesia, teceu alguns comentários sobre o mesmo assunto. Diz não se rever nos critérios e nas decisões que levaram à construção de algumas infraestruturas desportivas no concelho. Mais disse que, caso a candidatura existente seja aprovada, “não vamos desperdiça-la”, sendo contudo prudente na forma como a mesma pode ser concretizada. Tudo terá de ser ponderado.
 
Recordou ainda que enquanto oposição sempre esteve ao lado do GDE, e deu o exemplo de tudo o que foi feito no caso da obra de requalificação dos balneários.

Depois dos discursos e da visualização de algumas imagens das atividades do GDE, decorreu a entrega das distinções, que este ano foram atribuídas aos seguintes atletas:
 
Categoria – ASSIDUIDADE

Afonso Gil, Hugo Gonçalves, Guilherme Rama, Rui Pereira e José Canoso.
 
Categoria – EVOLUÇÃO

João Dinis, Simão Gomes, João Jesus, Marco Gomes, Ricardo Vaz e Diogo Gomes.
 
Categoria – DEDICAÇÃO E EMPENHO


Gonçalo Monteiro, Bernardo Coelho, João Xavier, Renato Tavares, Igor Ferreira e Miguel Carvalho.

 Categoria – EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO

Alexis Vieira, Inês Gomes, Diogo Nunes, Frederico Neves, Dinis Azambuja e Ângelo Ferreira.

DISTINÇÕES
 
Categoria – JOGADOR DO ANO
 


Fábio Neto
 
José Veríssimo, Renato Tavares, Fábio Neto e Vasco Martins

Categoria – ATLETA DO ANO

Carino Fernandes 

Joaquim Silva, Carino Fernandes, José Canoso e Emílio Torrão.
 
Para o ano há mais…
 



Grupo Desportivo da Ereira
 

Muito mais do que
uma escola de futebol….
 
Vítor Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário